quinta-feira, 10 de abril de 2008

E OS SANTOS DE CASA?

Tenho acompanhado uma mobilização surgida de algum segmento influente na cidade, Projeto Novos Rumos, gazeta do sul de 10/04/08, e gostaria de tirar algumas dúvidas e talvez, além de tirá-las dar alguma contribuição. Entendo que a proposta até possa ser valida e aplaudo a iniciativa, por isso o interesse no debate.
Acho estranho o pronunciamento do Sr Prefeito José Alberto Wenzel que salientou a importância da iniciativa e disse que ela complementa o programa de desenvolvimento adotado pela Prefeitura. Acho estranho porque essa mesma Administração através de seu Secretario Municipal de Administração emitiu um documento oficial dizendo da “IMPOSSIBILIDADE DE APROVEITAMENTO DO CONTEÚDO DO CURSO DE MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO SERVIÇO PÚBLICO”, e se quer se digna a responder oficio emitido pela direção do curso para que reveja sua posição.
Que programa de desenvolvimento é este em que não se valoriza o servidor público? Que até hoje não apresentou uma única proposta de Isonomia Salarial aos Funcionários Municipais, a exemplo de todos os concursos públicos feitos na esfera federal e nos Municípios de grande porte?
Isso mesmo após o próprio procurador do município afirmar em reunião do prefeito com os servidores que a administração precisa fazer isso com urgência?
Como investir e desenvolver sem desligar essa máquina de fazer precatórios, que se hoje já tem um custo altíssimo, e deverá mais que triplicar ao final dessa gestão já que ao que tudo indica nada será feito?
Perguntaria também porque não utilizar esses mesmos servidores valorizando-os com o reconhecimento de suas capacidades na elaboração de um grande projeto como esses?
Afinal temos ou não temos uma Secretaria Municipal de Planejamento, com funcionários altamente qualificados, ao menos passaram em concurso público nos primeiros lugares?
Também me perguntou, se temos uma Universidade com um curso de MESTRADO E DOUTORADO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL, com um corpo Docente e Dicente altamente qualificado, dos mais diversos estados brasileiros, porque ao invés de contratar uma Consultoria de fora, não aplicarmos esses mesmos recursos nesses cursos, em bolsas, para os servidores e a comunidade locais, usando esses excelentes professores na condução desse projeto?
Estranho também que ao menos nas reportagens não tenha visto representantes dos bairros nem do nosso valoroso interior, e posso garantir tem muita gente capaz e em condições de dar grandes contribuições, mas também deve ficar difícil para alguém desses locais comparecer em reuniões nos locais e horários onde elas tem ocorrido. Dizem que toda a comunidade vai ser ouvida, mas pergunto e o poder decisório onde estará?
Quem vai pagar a consultoria, já que quem paga exige o tipo de resultado que deseja?
Posso garantir uma coisa, de trouxa nossa comunidade não tem nada, sempre que convocada ela participa e se enganja, mas para isso é preciso muita transparência e clareza de objetivos.
Pois bem senhores essa é a contribuição que gostaria de deixar, o povo de Santa Cruz do Sul é muito inteligente, tem vontade própria, observa e sabe decidir. Ele tem total condição de saber o que é melhor para ele, e só participa daquilo que ele realmente acredita.
Pode ter certeza, aqui o Santo de Casa faz milagre sim, basta acreditar nele.


Adm. Ervino R. Martins
Espec.em Pol. e Gestão
Presid. Do PCdoB



Nenhum comentário: