sexta-feira, 24 de outubro de 2008

IRRESPONSABILIDADE SOCIAL

Há tempos tinha pensado em fazer um artigo sobre a “Responsabilidade Social”, mas um fato ocorrido recentemente me fez mudar de idéia, e mostrar a irreponsabilidade social cometida por empresas ditas “honestas”, “preocupadas com o meio ambiente e com as pessoas”.

Pois bem presenciei um fato, ninguém me contou, e ainda acompanhei o desenrolar dos acontecimentos, e pasmem fiquei chocado com a “Desumanidade” desse tipo de empresa.

Chovia Torrencialmente quando cheguei a residência de uma amiga, na Rua Oscar Jost, em Santa Cruz do Sul, um chalé onde reside uma Senhora Idosa, com sua filha e netos. Notei de imediato um fio de energia no chão, um poste de energia quebrado e a casa as escuras, com algumas telhas arrancadas, e vizinhos na frente. Perguntei o que estava ocorrendo e me disseram que um Caminhão havia passado e arrancado os fios de energia e telefone, quebrado o poste e arrancado algumas telhas, o caminhão havia parado mais adiante o motorista deceu olhou para traz e se mandou. Como os vizinhos tinham identificado a empresa e um deles muito nervoso havia anotado a placa, procuramos primeiramente avisar a empresa de energia para isolar os fios e evitar novo acidente, posteriormente providenciei uma extensão para puchar energia da casa do vizinho. Então ligamos para a empresa para solicitar providências, cobrando a responsabilidade deles. Ocorre que o responsável pela empresa disse que aquela placa não era de veículo da empresa e que não teria sido nenhum veículo deles o causador dos danos.

Pois bem a casa ficou vários dias quase as escuras, a lancheria da viúva, existente junto a garagem da residencia fechado, a sala de massagens da filha fechada até que se conseguisse um eletricista e recursos para o conserto. Ao pesquisar sobre a empresa proprietária do veículo causador dos danos, segundo todas as testemunhas, verifiquei em seu site que a empresa se dizia :

PADRÕES
Ser honestos

Visar a satisfação do clientes sempre

Desafiar e melhorar tudo o que fizemos

Ser apaixonados por nossas pessoas

Atuar como equipe

Somos sempre honestos

Medir o sucesso através do lucro sustentável

Trabalhar para o mundo

Fui com a filha da viúva a empresa, conversar com o responsável , esclarecer os fatos, afinal o motorista poderia ter escondido o fato, ou algo parecido, e pasmem, ele já veio acompanhado de um advogado, isso já dá para ver como são "honestos". Fiquei mais estupefato ainda quando ele apontou para uma carreta estacionada no pátio e disse foi aquele veículo que arrancou os fios, e simplesmente disse procurem seus direitos.

O que pensar de um empresário desses, que tem consciência que um de seus veículos causou um acidente, fugiu do local sem dar qualquer assistência ou mesmo explicação e se omite totalmente de sua responsabilidade, e mais tenta por a culpa nos fios, que estavam lá num local onde passa milhares de veículos de todos os portes e alturas a mais de 40 ANOS?

Sinceramente, acho que mais do que auxiliar essa senhora a solicitar indenização, vou é pedir ao Ministério Público que mova uma ação por propaganda enganosa contra essa empresa, A TNT MERCÚRIO, e sinceramente se fazem isso com uma senhora idosa, imaginem o que não fazem com as mercadorias que eles transportam.

Adm. Ervino Martins

Presidente do Instituto Cidadania Paz e Ação

Nenhum comentário: